Monday, October 13, 2014

Um filme não é sobre o que ele mostra, mas sobre como ele mostra.

Uma das maiores lições sobre crítica, cinema, e mesmo sobre arte em geral, eu aprendi por acaso, lendo em sequência essas duas resenhas de Papai Noel às Avessas (Bad Santa), e notando o abismo que existe entre um Ebert e um Rubens Ewald, apesar dos dois serem chamados de críticos:

Roger Ebert:
Filmes como este são um teste de gosto. Se você entende por que Kill Bill é um bom filme e O Massacre da Serra Elétrica não é, e por que Bad Santa é um bom filme e O Gato não é, então você se libertou da crença de que a qualidade de um filme é determinada pelo seu assunto. Você instintivamente entende que um filme não é sobre o que ele mostra, mas sobre como ele mostra. Você está qualificado para assistir Bad Santa.

Rubens Ewald Filho:
Detestei essa brincadeira de mau gosto, quase toda falada em palavrões (há muitos, mas não nudez porque americano é pudico). O desagradável Billy Bob Thornton faz um ladrão que se disfarça de Papai Noel para, junto com um anão, assaltar shopping centers no Natal e viver com a renda do crime durante um ano, atacando de novo no seguinte. Tem tudo de ruim: ele é um bêbado grosseiro (até xixi nas calças faz), trata mal as crianças, gosta de transar com mulheres obesas (sexo anal, informam na fita de forma igualmente desagradável) e assim por diante. Nem quero ir muito além.
(...) Há muita violência, baixaria, piadas de humor negro estúpidas e idiotas, mas atrás de mim uma mulher ria tanto que até me pediu desculpas. Sinal de que há gosto para tudo.

Lembrei disso hoje por causa dessa resenha de Bayonetta 2. O autor não se libertou da crença de que a qualidade de uma obra seja determinada pelo seu assunto. Ele não entende instintivamente que uma obra não é sobre o que ela mostra, mas sobre como ela mostra. Ele não está qualificado para ser um crítico.



5 Marcel R. Goto: Um filme não é sobre o que ele mostra, mas sobre como ele mostra. Uma das maiores lições sobre crítica, cinema, e mesmo sobre arte em geral, eu aprendi por acaso, lendo em sequência essas duas resenhas de P...

2 comments:

  1. Nossa, ambos são péssimos. Até porque O Massacre da Serra Elétrica (o original) é muito melhor que Kill Bill ou qualquer filme do Tarantino...

    ReplyDelete
  2. E, meu deus, que filme horrível esse Bad Santa.

    ReplyDelete

<